domingo, 13 de novembro de 2011

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA... FOTO; Major Frederico Solón de Sampaio Ribeiro" meu tataravô"Entrega a ordem de banimento da família imperial a Dom Pedro II

.
Contexto Histórico
Paulo Victorino
.


A Proclamação da República

     O movimento de sedição seguido de golpe de Estado que extinguiu o Império e proclamou a República não foi um mero acidente de percurso. Estava bem planejado e tinha até uma data para acontecer: 17 de novembro de 1889. A operação foi bem planejada e envolvia mesmo táticas de guerra, como a da contra-informação, isto é, a divulgação de boatos para criar um clima propício à ação. Falhou apenas na cronologia, pois Quintino Bocaiúva e o major Solon Ribeiro provocaram sua antecipação.

     Deodoro adoeceu, e recolheu-se à sua casa. Coube, então ao major Solon espalhar a falsa notícia de que Deodoro estava preso, juntamente com Bocaiuva, e que, por ordem do ministro Visconde de Ouro Preto, vários batalhões seriam removidos da capital para pontos distantes do país. Esse alarme falso provocou a rebelião imediata de dois batalhões da Cavalaria, aquartelados em São Cristóvão, aos quais se juntou, logo em seguida, todo o Regimento de Cavalaria e, pouco depois, várias outras unidades militares.

     Isso aconteceu no dia 14 de novembro de 1889. Logo na manhã do dia seguinte, foram buscar Deodoro em sua casa, o qual, apesar de doente, assumiu prontamente o comando das Forças Armadas. O presidente do Conselho de Ministros, Visconde de Ouro Preto, avisou o Imperador sobre o movimento e, em seguida, tentou juntar forças para a resistência, reunindo, no pátio do Quartel General, no Campo de Santana, todo o destacamento policial ao seu alcance, e mais a Brigada de Infantaria, sob o comando do general Almeida Barreto, ficando a cargo de Floriano Peixoto (até então aparentemente legalista) comandar ambas as forças para o contra- ataque.



     Faltou disposição, tanto aos comandados, quanto ao comandante, para que esse contra-ataque se realizasse. As tropas rebeldes invadiram o edifício do Ministério da Guerra, entre vivas e aclamações dos soldados que deveriam defendê-lo. Ali mesmo, após um diálogo "ligeiro e ríspido", o marechal Deodoro determinou a prisão do Visconde de Ouro Preto, dirigindo- se depois ao Arsenal da Marinha, para confirmar o apoio da Armada, consumando, assim, o golpe.

     Não houve participação popular. O povo olhava, indiferente, as tropas que circulavam pela rua do Ouvidor e outras ruas da cidade. Ainda na tarde do dia 15 de novembro de 1889, José do Patrocínio conseguiu reunir um pequeno agrupamento popular que, de tão pequeno, coube dentro da Câmara Municipal. À noite, o mesmo Patrocínio foi à casa de Deodoro para levar um manifesto com as poucas assinaturas que conseguiu obter. E é só o que registra a história, quanto ao envolvimento popular no ato de Proclamação da República.

     O Presidente do último gabinete parlamentar, Visconde de Ouro Preto, foi deportado para a Europa. O major Sólon Ribeiro, já referido acima, entregou ao Imperador uma mensagem do Governo Provisório, que o obrigava a deixar o Brasil, o que aconteceu na madrugada do dia 17. Toda a família imperial foi transportada para a corveta "Parnaíba", de onde ocorreu o transbordo para o vapor Alagoas.

     Segue, para o exílio, o Imperador, e com ele, meio século de história do Brasil imperial. Estava proclamada a República e voltavam as esperanças de se construir uma nova nação, dentro dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.



5 comentários:

  1. Também foi o meu bisavô...
    Anna Sharp

    ResponderExcluir
  2. Frederico Sólon de Sampaio Ribeiro: Grande traidor da patria, porisso seu nome esta escondido nas entrelinhas da historia do Brasil. Um grande alcoviteiro com uma historia vergonhosa. Foi o primeiro golpe dado no Brasil e graças a sua falta de caracter foi deposta a monarquia tida na época como uma das mais progressistas do mundo. Eu teria vergonha de ter um antepassado assim.

    ResponderExcluir
  3. Nomes desses traidores deviam ser banidos de ruas praçasmonumentos e edificios publicos some se a esse aí Mal. Deodoro, Floriano Peixoto,Benjamin Constant,Quintino Bocaiuva, Aristides Lobo,Rui Barbosa,Demetrio nunes ribeiro e Almirante eduardo wandenkolk,b lz tudo traidor !

    ResponderExcluir